História

A Faculdade Padre Cícero nasce do sonho de um dos maiores conhecedores e promotores da educação Antônio José Salles da Silva, hoje presidente de treze unidades distribuídas no Nordeste. Tendo dedicado a maior parte de sua vida profissional à propagação do ensino superior em Salvador e posteriormente sente, ainda, a necessidade de levar o ensino superior aos principais centros de desenvolvimento econômico e social do interior do Estado, como o é o município de Juazeiro do Norte. Adicionalmente, uma Instituição de Ensino Superior (IES) sediada na cidade de Juazeiro atenderá, além do próprio município, vários outros adjacentes do Estado de Ceará.

Sabendo da enorme carência de professores licenciados nas mais variadas disciplinas para atuar nas diversas escolas instaladas no interior e de técnicos nas diversas áreas do conhecimento humano, a Faculdade Padre Cícero marca o compromisso com o ideal de formar profissionais para atuar na comunidade local e regional. Assim como o seu idealizador, a Faculdade Padre Cícero tem por filosofia facilitar o acesso da população à educação e está  completamente  comprometida   com  a   preparação de profissionais habilitados à inserção no mundo do trabalho em constante transformação.

Missão

Missão Institucional

 

A partir dos fundamentos teóricos expostos é possível apresentar os princípios gerais que norteiam a missão da FPCCE: qualidade e busca de excelência; autonomia; preservação de valores da ética, da vida e da cultura; compromisso com o desenvolvimento sustentável e autossustentabilidade. Sob estes princípios, a missão que foi definida para a FPCCE é a formação do ser humano e seu processo de construção de profissional cidadão em conformidade com os valores éticos, comprometido com o contexto social. Ou seja, a FPCCE almeja a formação de profissionais dotados de habilidades instrumentais relacionadas a sua área de conhecimento, mas que sejam sobretudo comprometidos com os valores éticos fundamentais da República, inserindo-se no mercado para construir uma sociedade livre, justa e solidária, que possibilite plenamente a vida com dignidade. E pretende que os seus egressos, conscientes de sua cidadania, participem como agentes transformadores do processo de desenvolvimento nacional, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e regionais.

 

VISÃO

Atuar como corresponsáveis com nossos alunos na realização de suas carreiras e projetos de vida através da geração de conhecimentos.

VALORES

Respeito à Diversidade;

Apoio à Comunidade;

Responsabilidade ambiental;

Responsabilidade social;

Trabalho em grupo;

Respeito aos valores sociais;

Ética pessoal e profissional.

Finalidade

METAS

 

A FPCCE tem como metas acompanhar de forma sistêmica as diversas mudanças ocorridas nos planos políticos, sociais, econômicos, tecnológicos e culturais, que harmonizem com os ideais da Instituição; criar um processo de gestão que seja inovador, integrador e participativo; tornar evidente, o papel faculdade, que vai além do ensino simplista, mas pretende ser, sobretudo a formação de profissionais qualificados e comprometidos com a excelência no trabalho; criar parcerias entre empresas, instituições públicas e privadas, movimentos sociais e artísticos, comunidades, com o objetivo de cumprir a missão institucional, tornar transparentes todos os procedimentos administrativos, por meio de sua racionalização e agilização na aplicabilidade dos mesmos; incentivar uma maior participação da comunidade acadêmica junto ao setor administrativo; desenvolver planos estratégicos, táticos e operacionais, por meio de ações integradas que permitam atender as reais possibilidades e interesses da Instituição. As metas estabelecidas pela FPCCE para os próximos cinco anos (2018 a 2022), no período de vigência deste PDI, estão definidas pela sua vocação:

 

  • Oferecer um ensino de excelência na formação de profissionais de nível superior e nos programas de pós-graduação;
  • Implantar novos cursos de graduação conforme pesquisa de demandas (alcançado);
  • Implantar novos cursos de pós-graduação conforme pesquisa de demandas;
  • Aumentar a oferta de vagas nos cursos onde a demanda é justificada;
  • Manter a aquisição semestral de equipamentos áudios-visuais e de multimídia para o uso didático, etc.(alcançando);
  • Manter a ampliação semestral do acervo da Biblioteca, conforme indicação das referências pelos docentes;
  • Implantar a biblioteca virtual; (alcançado)
  • Instrumentalizar-se para solicitar autorização do MEC para se transformar em Centro Universitário;
  • Solicitar autorização dos Cursos de Psicologia, Direito, Engenharia Ambiental, Farmácia, Teologia, Gestão de RH, Tecnologia em Redes de Computadores e Medicina.
  • Criar o Núcleo de Formação Continuada (NFC) para permanente capacitação docente em serviço;
  • Desenvolver outros programas para qualificação dos recursos humanos da Instituição;
  • Implementar Núcleos de Estudos, Pesquisa e Extensão (alcançando);
  • Manter os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) em todos os Cursos de Graduação (alcançado);
  • Implantar o Comitê de Ética Humana;
  • Incentivar o envolvimento de docentes e discentes em projetos de pesquisa e extensão; (alcançado);
  • Fortalecer a pesquisa, incentivando programas que envolvam principalmente questões regionais (alcançando);
  • Criar programas de bolsas para pesquisadores;
  • Aumentar o acesso da comunidade à IES através de programas e projetos de extensão para atendimento às demandas de Criança e Adolescente, do Idoso, das Mulheres; Programa de Atenção à Saúde; criação de equipes multidisciplinares para assistir atletas, pessoas com necessidades especiais e de outros segmentos identificados com demandantes;
  • Aperfeiçoar o processo de gestão e de planejamento acadêmico;
  • Ampliar oferta de pós-graduação específica voltada aos cursos de graduação;
  • Aperfeiçoar os recursos infraestruturais, materiais e financeiros, implementando estratégias para utilização plena da capacidade instalada;
  • Otimizar o sistema de informação acadêmica;
  • Oferecer anualmente curso de capacitação para Coordenadores de Cursos e Coordenação Acadêmica;
  • Aperfeiçoar o sistema de matrículas on-line;
  • Ampliar para 60% o percentual de docentes titulados stricto sensu;
  • Buscar parcerias com outras IES credenciadas para oferta de mestrado e doutorado;
  • Ampliar Convênios interinstitucionais de Cooperação Técnico- científica;
  • Implantar o Plano de Carreira, Cargos e Salários para docentes e para técnico-administrativos;
  • Montar Gabinetes para Docentes e outros espaços específicos para realização de pesquisas e demais atividades acadêmicas;
  • Incentivar a realização de atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer;
  • Ampliar a implantação de Laboratórios Técnico-científicos;